A gestão financeira trata da administração dos recursos financeiros da empresa, voltado para o financeiro, ou seja, integra todo o trabalho ligado à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros.
Como uma empresa busca sempre atingir a eficiência, que será resultado do modelo de gestão financeira, a organização da estrutura e o planejamento do sistema de informações.
Entende-se como modelo de gestão, que é a linha de pesquisa deste trabalho com ênfase na área de finanças, a administração que influenciará na tomada de decisão.
Para tomada de uma decisão, o gestor financeiro de uma organização terá que coletar os dados financeiros mediante ao contador e por meio de certos ajustes e análises; precisa olhar além das demonstrações financeiras, para perceber problemas que estão surgindo ou existem.
Gestão financeira e contabilidade.
A gestão financeira está estreitamente ligada à contabilidade, aproveita certos dados da contabilidade para evitar situações de desconforto financeiro e para que a organização esteja sempre apta para tomada de decisões com base em informações confiáveis, é necessário que esta faça uso de instrumentos que, administrados corretamente, proporcione dados necessários para um excelente resultado.
Para saber com que intensidade e em quais condições cada um destas situações interferem na situação financeira da empresa, e quais ferramentas o gestor financeiro deve utilizar para tomar decisão.
A implementação de melhores práticas de controles envolvendo finanças tornou-se muito influente.
Muitas empresas estiveram terceirizando, certos desenvolvimentos de serviços a fim de reduzir custos. Agora, sua tarefa é justamente fazer o que não foi empreendido por algumas empresas (inclusive bancos) nessa crise global: modificar e adequar processos operacionais, reduzir riscos, controlar melhor as despesas, realizar o aprimoramento contínuo e, principalmente, promover o constante intercâmbio de informação em todos os níveis da empresa: colaboradores, diretores e acionistas.
O objetivo é propiciar à organização ganho de vantagem competitiva, crescimento, melhoria interna, otimização de processos, promoção da capacitação, identificação de oportunidades e construção de estratégias conjuntas com o parceiro, visando ao crescimento e sustentabilidade empresarial.
Crise econômica x Crise de credibilidade.
Com efeito da crise, acima da crise econômica, está a crise de credibilidade. É evidente que não há, no momento, confiança nos atos financeiros de bancos e dos outros ramos de atividades.
O que torna a análise de crédito abrangente no conhecimento relacionado mediante ao departamento financeiro, compreendendo o aumento da eficiência nas empresas num amplo sentido.
Os tipos e formas de crédito abrangem todo o mercado desde pequenos consumidores a grandes empresas, onde o adequado gerenciamento do crédito se faz necessário à manutenção da solidez, lucratividade e reputação das instituições.
Veremos a seguir a importância das finanças os conceitos de capital de giro, o efeito tesoura e a sua repercussão na gestão financeira da empresa. Entendendo como a crise afeta para a obtenção de crédito, devido as restrições do crédito mais barato e a necessidade das empresas a busca de recursos e investimento para a sua sustentabilidade empresarial.