Há mais de 20 anos trabalhando com Sistemas de Gestão da Qualidade, tendo implementado mais de 20, e participado em mais de 150 auditorias, percebo que, quando se fala de Qualidade dentro das organizações, alguns aspectos vêm automaticamente à mente de alguns profissionais:

  • Padrões;
  • Procedimentos documentados;
  • Normas de referência; e
  • Departamento de Controle de Qualidade.

Padrões, procedimentos documentados, normas de referência: sim; mas Departamento de Controle de Qualidade?

Conforme a Norma ABNT NBR ISO9000:2015, “uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.”

Então a Qualidade é responsabilidade de todos dentro da organização? E deve estar presente em todas as atividades realizadas dentro da organização, já que ela faz parte da cultura da empresa? Mas por que algumas pessoas ainda insistem em transferir tudo que é referente à Qualidade para um departamento, para um conjunto de pessoas?

A Qualidade do produto ou serviço que oferecemos é da responsabilidade de todos e está em todos os processos de realização do produto, e de apoio a estes.

Qualidade é fazer bem, tudo o que se faz. Então, ela implica:

  • Na utilização de normas de referência, para a busca dos melhores padrões de referência para o produto ou serviço que oferecemos;
  • Na padronização das atividades através de procedimentos documentados, para que todos sigam a mesma metodologia;
  • No entendimento do que o cliente verdadeiramente quer;
  • No cuidado com o que é adquirido externamente para a constituição do produto acabado;
  • Na manutenção da infraestrutura necessária para a realização de todas as atividades que levam à realização do produto ou do serviço oferecido;
  • Na definição das competências e na qualificação de todos que realizam atividades relativas à realização do produto ou serviço oferecido;
  • No monitoramento e medição do produto e do serviço, nos estágios pertinentes;
  • No processo de liberação do produto ou do serviço;
  • No cuidado com toda e qualquer saída não conforme;
  • No acompanhamento dos processos definidos, através de indicadores;
  • Na conservação do produto, e das partes constituintes do produto.

Olhando bem para esta lista, será que deixamos alguém da organização de fora? Não. Todos os colaboradores estão inclusos.

Então, deixe de lado a postura de repassar a responsabilidade sobre a Qualidade do que você produz para o outros, e assuma o que lhe cabe.

Controle os processos sob sua responsabilidade, meça o seu desempenho, avalie os resultados o tome as ações pertinentes, para a melhoria contínua dos resultados.

Aproveite e leve estas regras para a sua Vida. Tudo vai melhorar.

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