A sua empresa está preparada para 2023? Não se engane, os planejamentos não devem ser feitos apenas a longo prazo. 

Dentro de uma empresa existem diversas preocupações, assuntos pendentes, demandas, setores a gerir e inúmeras ocupações e preocupações, e por isso é comum que não haja muito tempo.

Mas ao contrário do que se pensa, os planejamentos não são somente feitos para um futuro distante.

 

Você já ouviu falar do Radar Orçamento?

O Radar Orçamento de uma empresa é um método de gestão financeira que prevê e estabelece o destino do seu dinheiro. 

 

Como funciona? 

Uma indústria precisa de programa e conhecer bem seus gastos, e para garantir uma tranquilidade no próximo ano e boa gestão, você pode fazer o seu Radar Orçamento.

Nele são dispostos os seus custos base, como despesas de energia e água. Também são abrangidos novos custos, como os planejamentos.

Quanto sua indústria pretende produzir em 2023? Quanto pretende vender? Quer tirar do papel aquela obra de expansão ou reforma? Quer investir em cursos para seus colaboradores?

Tudo isso faz parte do seu Radar Orçamentário, onde você estabelece o orçamento de tudo que está nos planos de sua indústria no próximo ano. 

 

Funções:

Dentre as suas principais funções estão:

 

  • ­Orçamento de valores para cada conta contábil e/ou gerencial por período;
  • Orçamento por Competência (Contábil, Financeiro e Compras) e por Caixa (Financeiro);
  • ­Atualização de valores e períodos;
  • ­Duplicação de orçamentos;
  • Consultas de valores mensais orçados/realizados;
  • ­Relatório comparativo entre orçado e realizado mensal ou acumulado.

 

Como fazer

Simples. Anote as dicas que separamos para realizar este método com praticidade, simplicidade e eficiência:

  • Uso de planilha: além de facilitar o acompanhamento, pode ser compartilhado também.
  • Definição de indicadores relevantes: como volume de vendas, turnover e taxa de crescimento;
  • Despesas: como aluguel, suprimentos, encargos trabalhistas, impostos, etc. Também pode ser incluído quanto você planeja destinar a cada investimento. 
  • Separação por áreas: distribua as informações referentes ao setor comercial, produtivo, logística e etc.
  • Margem de segurança: inclua uma pequena “folga” nos cálculos.
  • Probabilidade: trabalhe com diferentes cenários.
  • Alinhamento de orçamento ao planejamento: tenha as estratégias relativas ao desenvolvimento da empresa.
  • Acompanhamento: esteja por dentro destes processos, com levantamentos e análises.

 

A Ascencio se compromete com o sucesso e parceria com a sua indústria, e por isso reconhece que o tempo para se preparar é agora, para iniciar o ano com o pé direito.