Você conhece as normas que regem a contabilidade, e como elas são aplicadas no dia-a-dia da sua empresa? Continue lendo o artigo para entender mais sobre elas.

 

O International Financial Reporting Standards (IFRS) é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB (International Accounting Standards Board). 

Seu objetivo é padronizar os procedimentos contábeis e critérios de negociação.

Implementada ainda no início de 2019, a atualização que tornou a IFRS 16 descreve novas regras e condições para registrar arrendamentos, tal como o aluguel de veículos, frotas, salas comerciais e ativos afins. 

 

O que mudou?

Nesta atualização, as principais mudanças propostas são que:

 

  • Todas as locações devem aparecer no Balanço Patrimonial, com exceção de ativos de baixo valor e contratos de até 12 meses;
  • Os contratos enquadrados pela norma precisam ser observados tanto na seção de ativos quanto na de passivos;
  • Ativos e passivos devem ser divulgados nas Demonstrações de Resultados, separadamente;
  • As parcelas dos contratos de arrendamento passam a ser contabilizadas como despesas com juros e amortização.

 

ATENÇÃO! Devido a alguns desses  fatores, certos conceitos mudam na contabilidade da empresa.

 

Em resumo, as operações não irão contabilizar mais despesas com aluguel, mas, sim, o registro de amortização do direito de uso do bem. Isso passa a interferir no EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da organização.

 

O que a norma impacta?

Vale destacar que existem duas áreas contábeis que também são impactadas, modificando os resultados operacionais de maneira significativa. 

No primeiro momento, são notórias as alterações no Balanço Patrimonial.

Se atente ao valor contabilizado do ativo não circulante e dos bens permanentes, pois eles aumentarão. O mesmo acontece com os passivos, circulante e não circulante. Com esses acréscimos, a sua gestão vai perceber que os indicadores financeiros irão alavancar

Posteriormente, existem os impactos sobre as Demonstrações de Resultados. Neste novo padrão, tanto a depreciação do ativo quanto às despesas do passivo passam a ser consideradas, o que influencia diretamente sobre o EBITDA, alavancando o seu resultado operacional.

 

Pontos positivos

A IFRS 16 tem por objetivo facilitar a identificação, medição e descrição dos contratos na contabilidade da sua empresa, eliminando vulnerabilidades e estimulando a transparência dos relatórios.

 

Sempre que precisar de alguma ajuda com a sua contabilidade, para qualquer instrução ou dúvida, é só entrar em contato.