A gestão empresarial é fundamental para a saúde de seu negócio, assim como seu planejamento e projeção para o futuro. Do mesmo modo, se este alicerce tão importante não possuir os cuidados demandados, uma série de problemas tende a ser gerado em um efeito dominó para a sua empresa.
Não Faça Parte do Efeito Dominó
Vamos apontar neste artigo alguns efeitos negativos que a falta de gestão acarreta. Para começar, o fantasma mais temido: a falência. Sim, o descuido com a falta de gestão pode chegar ao nível de causar uma falência. Para se ter ideia do tamanho da complexidade, vamos citar alguns dados: no Brasil, a porcentagem das empresas abertas que sobrevivem ao mercado depois de 2 anos de existência corresponde a somente 76,6% segundo o Sebrae. Ou seja, entre 4 empreendedores no nosso país, um se vê em meio à frustração de um sonho em menos de 2 anos. E mais: após este período, não significa que o risco acaba. Entre 10 empresas, 6 fecham suas portas dentro de 5 anos.
Um entre quatro empresários que declararam falência, alega que a falta de gestão foi a responsável por seu insucesso. Os principais motivos para os empreendedores não terem investido em gestão, segundo eles, são a falta de tempo, de planejamento e conhecimento. Por não darem importância ao fator Gestão, acabam caindo neste erro comum a tantos.
Claro que a falência é a ponta de um terrível iceberg. Pequenos incidentes são encontrados ao longo do caminho, mas que podem sinalizar a mudança de pensamento a qualquer momento. O primeiro destes obstáculos é o problema com a contabilidade. Atrelar contas pessoais com o orçamento empresarial além de dificultar a realização de novos investimentos, pode também atrapalhar a o discernimento dos custos. Utilizar os fundos empresarias compromete a médio e longo prazo a saúde e liquidez financeira do negócio.
Abrir o negócio é o sonho da maioria das pessoas, porém fazê-lo sem ter o conhecimento de como continuar uma vida útil saudável da empresa é um erro crasso dado ao fracasso dos 2 primeiros anos mencionados anteriormente. Esta falta de conhecimento em questões financeiras tem a tendência de além de dificultar os lucros, evitar que se antecipe uma tomada de decisão eficaz referente aos custos, o que deveria ser regra número 1 de suas finanças. Conceitos legais, tributários, operacionais e gerenciais são extremamente importantes e não devem ser deixados de lado.
O recomendável ao se tratar de gestão de custos é que a margem de gastos nunca ultrapasse os 10% em custos fixos. Ao fugir desta máxima, principalmente conciliada a falta de planejamento, a falta de objetivos e previsão de resultados futuros tornam-se cada vez mais sólidos e reais em um prognóstico negativo à empresa.
Contudo, nunca é tarde para investir em consultoria de gestão empresarial. Este serviço além de te nortear quanto às tomadas de decisão futuras em sua empresa, trabalha com o empresário em sistema de parceria, cuidando do seu negócio e evitando que caia nas estatísticas.
A Ascencio Sistemas auxilia você e sua empresa quanto a gestão empresarial.
Acesse nosso site clicando em Ascencio Sistemas e conheça este e outros serviços oferecidos pela Ascencio Sistemas.
Ascencio – Privilegio em somar esforços